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Sou Biomédica e gosto de tudo relacionado à Biomedicina. Todo dia busco um novo conteúdo para meus pacientes. Também sou uma amante de terapias naturais, gosto de viagens, faz parte de mim conhecer novos lugares, conhecer novas pessoas e culturas. Vale a pena exaltar que não vivo sem animais de estimação, na qual até faço parte de uma caridade para animais.
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Como ter melhor qualidade de vida no trabalho? Saiba
Na maior parte do dia, estamos ocupados com nossas tarefas laborais. Em meio a essa rotina que, muitas vezes, pode ser estressante e cansativa, é importante manter a motivação. Como tem impacto direto na nossa saúde, é preciso nos preocuparmos mais com a qualidade de vida no trabalho.
Ter um ambiente saudável é essencial para manter a produtividade. Para que tudo flua bem entre as suas entregas e a sua saúde, é preciso haver um equilíbrio entre desempenho e bem-estar.
Quer saber mais sobre esse assunto? Leia este post até o final e entenda a importância de manter uma boa qualidade de vida no trabalho. Confira!
O que é qualidade de vida no trabalho?
Por muitos anos, a reputação e o sucesso de uma empresa estavam ligados apenas a sua capacidade de produção. Porém, com o passar do tempo, a qualidade de vida no trabalho começou a ser um assunto bastante discutido e mais presente nos planejamentos de gestores para desenvolver seus colaboradores.
Além disso, os próprios funcionários passaram a se preocupar mais com a saúde física e mental. Aqui, estamos falando do bem-estar emocional, físico e econômico de uma pessoa dentro de uma empresa. Esses três pontos definem o seu nível de satisfação, assim como a relação entre comprometimento e produtividade.
Vale cobrar da gestão ações que ajudem a desenvolver a melhoria do clima organizacional. Boa comunicação, jornada de trabalho mais leve e poucas ocorrências que levem ao estresse são algumas medidas que as empresas podem tomar para garantir a qualidade de vida no trabalho.
Por que é importante ter qualidade de vida no trabalho?
Para que você possa ajudar uma empresa a produzir bem e conquistar clientes, é preciso que ela promova qualidade de vida. Você deve ter a garantia de receber o apoio necessário para exercer suas tarefas diárias de forma saudável e segura.
O equilíbrio entre o bem-estar e o crescimento profissional é a chave para o sucesso. Mantendo sua saúde física, mental e econômica, até mesmo a empresa em que trabalha será favorecida com um ambiente mais saudável e motivador.
Afinal, você será capaz de desenvolver suas funções com comprometimento, motivação, engajamento e gratidão. Veja os principais benefícios dessa prática.
Favorece o clima da organização
A qualidade de vida no trabalho (QVT) é uma taxa de satisfação do colaborador, medida com base nos níveis de bem-estar e saúde, interação social, condições ambientais, crescimento profissional entre outros. Dessa forma, trabalhar em uma empresa que implementa ações de QVT favorece toda a equipe.
Afinal, melhora a vivência dos funcionários, proporcionando a formação de um ambiente mais seguro e saudável. Além disso, programas de qualidade de vida no trabalho melhoram a comunicação interna.
Isso tem impacto direto nas relações interpessoais e proporciona a criação de espaços para melhor interação dos colaboradores. Todas essas ações são capazes de diminuir as divergências e aumentar o seu bem-estar e a motivação.
Melhora a saúde dos colaboradores
Quando estamos desmotivados com as tarefas corporativas, a tendência é ficarmos mais estressados. Isso reflete se diretamente no nosso desempenho, tornando o ambiente de trabalho desagradável e com baixa qualidade de vida.
Com isso, é normal o aumento das taxas de afastamentos, absenteísmo e doenças. Trabalhar em empresas que oferecem programas de QVT é essencial para manter a boa saúde física e mental, além de diminuir as chances de desenvolver enfermidades.
Proporciona mais engajamento das equipes
Programas de qualidade de vida no trabalho são capazes de melhorar a interação entre os colaboradores. Assim, diminuem ruídos que possam prejudicar a produtividade.
Quando trabalhamos com alegria e satisfação, nos sentimos mais valorizados. Consequentemente, nos tornamos mais engajados com os colegas de trabalho e mais comprometidos com as metas da empresa.
Reduz a taxa de rotatividade
A taxa de rotatividade, conhecida também como turnover, é alta em empresas que não oferecem condições adequadas para que seus colaboradores desenvolvam suas atividades. Quando não nos sentimos bem em um trabalho, é comum ir em busca de novas oportunidades.
Essa mudança frequente nas equipes é um dos grandes gargalos enfrentados pelo departamento de RH das empresas. Antes de ingressar em uma corporação, é importante conhecer alguns índices para entender o nível de satisfação dos seus colaboradores.
Avaliar o índice de satisfação e de admissões e demissões é uma forma de entender a taxa de rotatividade dos trabalhadores. Buscar empresas que oferecem treinamentos eficientes e valorizam os seus colaboradores também pode melhorar a nossa qualidade de vida no trabalho.
Como ter melhor qualidade de vida no trabalho?
Ter qualidade de vida no trabalho aumenta a nossa produtividade, eleva nosso índice de satisfação e aumenta a vontade de produzir e ter novas ideias. Isso favorece não só nossa saúde, mas também, o sucesso da empresa.
Alguns cuidados são interessantes de serem avaliados e podem nos ajudar a manter o bem-estar no ambiente de trabalho.
Procure empresas com programas de qualidade de vida
É importante avaliar se a empresa mantém um calendário regular, com atividades anuais e mensais, com o objetivo de promover mais saúde e bem-estar aos colaboradores.
Ao entrar em contato com uma empresa, procure saber sobre as ações oferecidas para promover a qualidade de vida dos colaboradores e avalie como isso é aplicado na prática. Dessa forma, é mais fácil conquistar a felicidade.
Opte por rotinas de trabalho mais flexíveis
Tem muita gente que prioriza o trabalho e se esquece da saúde. Os resultados dessa prática aparecem com o tempo, e podem afetar a qualidade de vida, já que muitas pessoas passam a maior parte do dia realizando tarefas laborais que, muitas vezes, têm uma carga horária muito expressiva.
Por isso, é essencial que o colaborador tenha mais flexibilidade para cuidar da sua saúde e para resolver suas questões pessoais. Poder escolher o melhor período para trabalhar é uma maneira de promover qualidade de vida e engajar a equipe, aproveitando todo o seu potencial.
Pratique exercícios físicos
Já sabemos que a prática de atividades físicas é essencial para se ter boa saúde e mais qualidade de vida. Esses efeitos também são sentidos no ambiente de trabalho. Quando cuidamos da nossa saúde, nos sentimos mais dispostos e, automaticamente, trabalhamos com mais alegria e somos mais produtivos.
Separe um momento e faça uma caminhada ou qualquer outra atividade de que goste. Além disso, ao longo do dia, pare alguns minutos, faça alongamento e exercícios de respiração para aliviar as tensões e melhorar a sensação de bem-estar.
Ter uma boa qualidade de vida no trabalho é essencial para manter a saúde física e mental. Um ambiente adequando proporciona compartilhamento de conhecimentos e uma comunicação mais aberta e positiva. Além disso, cuidar do corpo e da mente de forma equilibrada é uma forma de diminuir o estresse e melhorar o estado de satisfação.
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