Pular para o conteúdo principal

Destaques

Para que serve nimesulida? Conheça o método de ação!

Você já sabe para que serve nimesulida? O medicamento apresenta ação analgésica, anti-inflamatória e antipirética, utilizada principalmente no tratamento de desconfortos como dor de garganta, dor de cabeça e dor de dente.  Em razão da grande facilidade de adquirir esse fármaco, os indivíduos acabam se automedicando antes de consultar um médico capacitado, o que é uma atitude completamente prejudicial, podendo acarretar em perigos e riscos à saúde.  Saiba aqui para que serve nimesulida, para quem é indicada, como funciona e prós e contras do medicamento: O que é nimesulida? A nimesulida pertence a uma classe de medicamentos intitulados de AINE (anti-inflamatório não esteroidal), apresentando uma ação analgésica, capaz de controlar dores leves, moderadas e agudas, uma ação anti-inflamatória, responsável por tratar inflamações, e uma ação antipirética, que cumpre o papel de controlar sintomas de febre.  O fármaco inibe uma enzima proveniente das substâncias inflamatórias presentes n

Plástica no nariz: confira o que é e seus principais tipos

A cirurgia plástica no nariz, também chamada de rinoplastia, é uma cirurgia que na grande maioria das vezes é realizada com objetivos puramente estéticos.

Porém, apesar de na maioria das vezes possuir fins estéticos, ela nem sempre é realizada unicamente por esse motivo. Algumas vezes ela também pode ser utilizada para corrigir alguns problemas derivados de complicações no formato do nariz.

Além disso, também existem diferentes tipos de plástica no nariz, portanto, confira mais sobre esse procedimento e seus tipos:

o que é a cirurgia plástica no nariz

Leia também: O que é convênio médico e suas diferenças do plano de saúde

O que é a cirurgia plástica no nariz?

A plástica no nariz é um procedimento cirúrgico que oferece a possibilidade de alterar tanto a estética quanto a funcionalidade do nariz que seja incômodo ao paciente.

É importante que ao procurar o cirurgião plástico para realizar o procedimento, o paciente saiba que existem diferentes tipos de plástica no nariz.

Desse modo, cada um dos tipos de cirurgia possui uma aplicação diferente e é utilizada com diferentes objetivos.

Também é recomendado que a cirurgia seja realizada a partir dos 18 anos, que é a idade em que a estrutura do nariz já se encontra completamente formada, sendo assim a cirurgia não irá interferir no desenvolvimento nasal.

O tempo de cirurgia pode variar de acordo com o tipo de cirurgia realizado, porém normalmente sua duração não passa de 2 horas de procedimento.

A cirurgia normalmente é realizada sob anestesia geral e o paciente geralmente ganha alta no mesmo dia em que a cirurgia é realizada.

Tipos de cirurgia plástica no nariz

Assim como dito anteriormente, existem diferentes tipos de plástica no nariz as quais são utilizadas para corrigir problemas funcionais ou estéticos que o paciente possua.

Desse modo, confira quais são os principais tipos de cirurgia plástica no nariz:

Plástica no nariz de redução

Esse tipo de cirurgia é realizada com fins puramente estéticos com o objetivo de, assim como o nome sugere, reduzir o tamanho do nariz do paciente.

Sendo assim, ela não possui nenhuma funcionalidade além de auxiliar o paciente a alcançar o formato e tamanho de nariz que ele deseja.

Plástica no nariz de aumento

Essa também é considerada um tipo de cirurgia estética, porém ela também pode ser realizada quando o paciente perdeu parte do nariz ou passou por uma rinoplastia falha anteriormente.

Sendo assim, essa é uma cirurgia realizada para aumentar o tamanho do nariz, o que pode ser um desejo do paciente quando seu nariz possui um tamanho desproporcional ao restante do rosto.

Rinoplastia funcional

Essa cirurgia é o tipo de plástica no nariz que serve para solucionar problemas além da estética do paciente que interfiram em sua respiração e afins.

Sendo assim, essa cirurgia normalmente é associada a septoplastia, que é a cirurgia para corrigir o desvio de septo, ou para corrigir a hipertrofia dos cornetos.

Portanto, essa cirurgia normalmente é indicada quando o paciente deseja realizar a plástica no nariz e possua problemas respiratórios derivados de problemas anatômicos no nariz.

Rinoplastia pós-traumática

Esse tipo de cirurgia recebe esse nome por ser uma cirurgia realizada após o paciente sofrer algum tipo de trauma na face que afetou o formato e/ou a funcionalidade do nariz.

Dessa forma ela é realizada tanto por motivos estéticos quanto por motivos funcionais, sendo assim seu nome se deve unicamente ao fato de ser efetuada logo após algum trauma que afete o nariz.

Portanto, ela pode ser utilizada para corrigir tanto a estética quanto a funcionalidade do nariz após um acidente;

Plástica no nariz secundária

Esse tipo de plástica também pode ser considerada uma cirurgia de correção ou de revisão. Isso se deve ao fato de esse ser o nome dado à plástica quando é realizada em pacientes que já realizaram alguma rinoplastia e não obtiveram o resultado desejado.

Sendo assim, esse é um procedimento realizado quando o paciente deseja passar pelo procedimento novamente para chegar ao seu objetivo estético ou funcional.

Cuidados pré-rinoplastia

Antes de realizar a rinoplastia é importante que o paciente:

  • Consiga um acompanhante para acompanhá-lo durante a cirurgia;
  • Não fume antes do procedimento, pois o cigarro possui substâncias que atrasam a cicatrização;
  • Evite utilizar medicamentos que possuam ácido acetilsalicílico (AAS), vitamina E e Ginko Biloba, devido a possibilidade de interferirem na coagulação;
  • Informe o médico a respeito de qualquer infecção que vier aparecer próximo ao dia da cirurgia;
  • No dia anterior e no dia da cirurgia é recomendado que o paciente não realize refeições pesadas e mantenha o jejum da forma adequada;
  • É recomendado que o paciente não utilize cremes ou maquiagem no dia da cirurgia.

cuidados pós-rinoplastia

Cuidados pós-rinoplastia

A plástica no nariz não é uma cirurgia que possui um pós-operatório muito doloroso. Sendo assim, mesmo que o nariz do paciente fique inchado após o procedimento, não é comum sentir dores ou incômodos.

Porém, mesmo assim é importante seguir todas as orientações médicas para contribuir com a cicatrização e recuperação mais rápida e tranquila.

Sendo assim, para ter um ótimo processo de recuperação é importante:

  • Evitar tocar ou assoar o nariz nas primeiras semanas;
  • Dormir com a cabeça elevada durante os primeiros dias;
  • Evitar a exposição ao sol;
  • Higienizar o local diariamente após a retirada dos tampões;
  • Evitar esforços físicos intensos nas primeiras semanas.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Você também pode se interessar por: Queixo retraído: saiba a melhor forma de tratamento



Comentários

Postagens mais visitadas