Pesquisar este blog
Sou Biomédica e gosto de tudo relacionado à Biomedicina. Todo dia busco um novo conteúdo para meus pacientes. Também sou uma amante de terapias naturais, gosto de viagens, faz parte de mim conhecer novos lugares, conhecer novas pessoas e culturas. Vale a pena exaltar que não vivo sem animais de estimação, na qual até faço parte de uma caridade para animais.
Destaques
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Autoconhecimento: o que é, teste com 6 perguntas e exercícios para RH
Muitas pessoas acreditam se conhecer muito bem, o que chamamos de autoconhecimento, mas ao ser confrontado com determinados fatos ou questões sobre a sua vida, poderiam ficar sem as devidas respostas.
Mas será que você realmente identifica todas as suas qualidades e defeitos? Seus pontos fortes e os que precisam ser melhorados? Qual a característica que o tornou mais especial? Já pensou o que realmente deseja para a sua vida, o seu bem-estar?
São tantas questões que merecem atenção, mas talvez a mais importante delas seja saber qual a real importância do autoconhecimento para sua vida.
Se conhecer muito bem ajuda a termos um maior controle sobre nossos sentimentos, emoções, avaliações e como caminhar bem na vida.
Desta forma, teremos condições de termos maior clareza sobre os nossos objetivos, nossos sonhos e as metas futuras.
Seja no plano pessoal ou no profissional, o autoconhecimento é imprescindível para o crescimento pessoal e para que possamos desenvolver relações humanas saudáveis.
Então que tal entender um pouco melhor sobre o tema, saber quais impactos ele traz para sua vida e quais ferramentas para desenvolvê-lo?
Para isso elaboramos esse texto, com objetivo de apontar os caminhos para o autoconhecimento. Boa leitura!
O que é autoconhecimento?
Autoconhecimento é o exercício diário de investigação sobre si mesmo e um caminho para a inteligência emocional. Ao se conhecer melhor, ele permite que o indivíduo possa desenvolver melhor suas competências e habilidades.
Para isso precisa conhecer muito bem todas as suas qualidades, os defeitos, os pontos fortes e os fracos.
Características que podem impactar as relações pessoais e interpessoais, sejam na forma como se relacionam com familiares ou amigos, mas também no trabalho.
Por meio das técnicas de autoconhecimento é possível melhorar algumas características e evidenciar outras capacidades, como a de colaboração. Se conhecer bem ajuda a pessoa a lidar melhor com as crises e os problemas que a vida lhe impõe.
Por isso é tão importante se questionar sobre seus pensamentos, sentimentos, emoções, desejos, crenças, entre outras coisas. Ele aumenta a consciência sobre a vida e começa de dentro para fora.
A princípio pode parecer estranho e difícil, mas existem técnicas e exercícios que permitem que qualquer pessoa possa atingir o seu autoconhecimento.
Desta forma poderá compreender melhor seus sentimentos e traçar metas mais tangíveis para a vida.
Por que pensar sobre si mesmo?
Você se conhece bem? Saberia dizer de pronto quais são os seus valores? As suas principais características? E o que te move ou te impulsiona na vida e na carreira profissional?
São tantas as questões que devemos nos fazer diariamente que podemos não ter as respostas de imediato. Às vezes precisamos parar um pouco e refletir sobre cada uma delas.
Mas até essa pausa pode nos intrigar e nos levar a novos questionamentos. Por isso, pensar sobre si mesmo é fundamental para que possamos nos conhecer e saber nossos limites. As perguntas são o ponto de partida para o autoconhecimento.
Encontrando as respostas, a pessoa começa a lidar melhor com as características de sua identidade e, consequentemente, conseguirá resolver as dificuldades com leveza e objetividade.
O autoconhecimento traz liberdade de ações, de escolhas e de responsabilidades.
Ao se conhecer profundamente, a pessoa consegue domínios sobre suas emoções. Além disso, toma decisões de acordo com sua própria consciência.
Autoconhecimento traz outros benefícios como desenvolver melhor suas competências; impor limites; fortalece a autoestima e a autoconfiança, entre outros.
O conceito de autoconhecimento
Segundo Sócrates e Freud, autoconhecimento significa conhecer a si mesmo por meio de uma profunda análise interior. Assim, não poderemos nos enganar e nem tão pouco ficar em dúvida sobre nossas aspirações e desejos.
Antes de saber a qualidade do outro precisamos ter ciência das nossas emoções, nossas ambições e metas de vida. Somente a partir daí a pessoa consegue trilhar os caminhos para a autorrealização.
Parece algo simples no primeiro momento, mas ao nos depararmos com tantos questionamentos, podemos precisar de estratégias como a auto-observação. Sabendo disso, Freud propôs diversas técnicas como a hipnose, a interpretação dos sonhos e a terapia psicoanalítica.
Assim, o indivíduo poderia entender os mecanismos do seu consciente e do inconsciente. E por fim, chegaria ao autoconhecimento.
Descobertas que precisam sair da teoria para a prática. Então é preciso também conhecer os três aspectos do autoconhecimento, propostos pelo escritor Niklas Goeke:
- Pensamento: ele aponta as mudanças que podem ser realizadas, a forma como a pessoa vê o mundo e quais sentimentos podem sabotar suas metas;
- Expressão: são os exercícios que devem ser feitos para conhecer as qualidades e os defeitos individuais;
- Implementação: é entender quais serão as ações práticas que a pessoa deve tomar para atingir seus objetivos.
Qual a importância do autoconhecimento na vida pessoal?
O autoconhecimento é um elemento crucial para a evolução pessoal e profissional do ser humano. É por meio dele que a pessoa entende melhor o seu comportamento, as suas habilidades e as suas emoções.
Somente por meio do autoconhecimento ela consegue melhorar o foco e estabelecer metas reais para a vida.
A percepção sobre si e sobre os outros melhora as relações, a autoestima e o bem-estar social. Portanto o autoconhecimento é de suma importância para que a pessoa possa:
– Descobrir suas qualidades e defeitos;
– Identificar os pontos fortes e os frágeis que merecem ser melhorados;
– Definir melhor seu plano de vida pessoal;
– Melhorar o foco sobre seus anseios e realizações;
– Entender melhor seu comportamento;
– Ter maior controle emocional para escolhas e tomadas de decisões;
– Conhecer nossos limites;
– Ter autonomia sobre os atos e realizações;
– Saber se sobrepor a situações que prejudiquem o crescimento pessoal;
– Reagir positivamente em situações adversas;
– Perceber como isso pode impactar nossos sentimentos;
– Descobrir as vocações pessoais e profissionais;
– Se fortalece, sem se deixar abater pelo medo ou incertezas;
– Ser mais confiante;
– Ter uma visão diferente sobre as adversidades que a vida lhe impõe;
– Respeitar as diferenças, aceitando as pessoas como são;
– Valorizar suas competências;
– Fortalecer a autoestima e o amor próprio.
Qual a importância do autoconhecimento no trabalho?
Intimamente ligado ao desenvolvimento e as expectativas sobre nossa carreira profissional, o autoconhecimento no trabalho é fundamental para nossa satisfação.
Ele também nos ajuda a fazer uma projeção futura sobre o que desejamos no trabalho, sobre promoções, níveis salariais entre outros questionamentos.
Ele permite conhecer nosso perfil profissional e, a partir daí, construir metas e planos. Ter consciência sobre nossas competências, vontades, nível de conhecimento e pontos que devem ser melhorados, nos ajuda a traçar melhor nossos objetivos profissionais.
Então vamos listar os principais benefícios que o autoconhecimento no trabalho nos traz:
– Contribuição para orientar melhor a busca pelos objetivos;
– Facilidade para estipular e alcançar as metas com mais facilidade;
– Administração melhor do tempo e na realização das tarefas;
– Maior equilíbrio na vida pessoal e profissional;
– Clareza na comunicação interna e externa;
– Maior motivação nas tarefas diárias;
– Superação de medos e ansiedade que possam interferir nos objetivos;
– Favorecimento ao trabalho em equipe;
– Facilidade na escolha da carreira certa a seguir;
– Despertar o espírito de liderança;
Como aumentar o seu autoconhecimento?
Desenvolver o processo de autoconhecimento pode levar algum tempo. Porém ele não pode ser esquecido e deve ser priorizado.
Depois de entender os níveis de autoconhecimento: pensamento, expressão e implementação é hora de colocá-los em prática.
Mas quais são as estratégias para que isso aconteça da melhor forma possível? Para responder a essa e entre outras questões preparamos alguns exercícios que vão ajudar a desenvolver o seu autoconhecimento:
1 – Responder a todos os porquês que possam surgir. Um bom começo é encontrar boas razões para seguir de forma racional, sem agir por impulso. As respostas ajudam na construção da inteligência emocional.
2 – Coloque seus sentimentos em palavras; expanda seu vocabulário emocional, com uma nova palavra por dia, por exemplo.
3 – Aprenda a dizer não para você e para os outros.
4 – Rompa com as reações intempestivas e aja de forma racional.
5 – Se responsabilize por seus acertos, mas também pelos erros
6 – Dê mais atenção a sua auto-fala e as respostas ao sucesso e fracassos.
7 – Melhore a sua consciência sobre a linguagem corporal, posturas e gestos
8 – Identifique qual o seu tipo de personalidade para compreender melhor seus pontos fortes e os fracos que merecem maior atenção.
9 – A prática da autoavaliação e da reflexão ajudam a manter os ritmos de desempenho e de progressos.
10 – Peça retornos construtivos periodicamente. Isso permite construir autoconhecimento por meio de diferentes visões.
11 – Meditar pode ajudar a se conhecer melhor
12 – Se questionar é positivo no processo do autoconhecimento.
13 – Ao falar com outra pessoa procure sempre olhar em seus olhos. Assim perceberá melhor suas reações e expressões.
14 – Suas convicções e valores são seus guias para a vida toda.
15 – Organização e definição das prioridades são importantes nesse processo, otimiza o tempo e resulta em maior produtividade.
Teste rápido: seis perguntas para testar o seu autoconhecimento
Agora que você já tem as definições de autoconhecimento de uma forma mais clara e sabe quais as ferramentas para desenvolvê-lo, que tal responder um teste rápido com apenas seis perguntas?
Assim você terá subsídios para seguir a vida mais leve, feliz e saudável. Vamos lá?
1 – Quais são seus valores?
2 – Seu estilo de trabalho muda de uma empresa para outra?
3 – Quais são os principais atributos de sua personalidade?
4 – O que te faz feliz?
5 – Você sabe o que os outros pensam de você?
6 – Sabe identificar seus pontos fortes e fracos?
Exemplos de exercícios de psicologia para fortalecer o seu autoconhecimento
Seu autoconhecimento é o processo de se conhecer seus pensamentos, seus hábitos e suas crenças, nada melhor do que a Psicologia para buscar respaldo para esse processo de busca interior.
Por meio de exercícios e até de psicoterapia, a pessoa identifica seus padrões comportamentais e consegue melhorar suas respostas e tomadas de decisões. É um trabalho de dentro para fora, para que o indivíduo passe a se autodesenvolver.
Sair da teoria para a prática diária de todos os níveis do autoconhecimento. Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos alguns exemplos de exercícios práticos de autoconhecimento.
– Pratique exercícios físicos individuais e com amigos;
– Se questione mais, afinal nem sempre você pode estar certo;
– Preste mais atenção na sua linguagem corporal;
– Faça anotações das suas percepções sobre si mesmo;
– Faça testes de personalidade;
– Escreva sobre sua personalidade e seus arrependimentos;
– Liste todas as tarefas do dia, da noite e do dia seguinte também;
– Pergunte a pessoas mais próximas o acham de você;
– Assuma seus erros, peça perdão.
Na vida pessoal
Tudo que diz respeito somente a você é visto como autoconhecimento pessoal. Ou seja, se pretende se casar ou não? Se quer filhos? Se quer ter uma casa, um veículo ou até mesmo um barco?
Se pretende focar sua vida somente em bens materiais ou se arriscar em viagens, com tempo livre para conhecer novos lugares e fazer novas amizades? Enfim, são estas respostas que fazem parte do processo de autoconhecimento de sua vida pessoal.
Elas vão contribuir para que possa entender melhor suas emoções, suas competências e habilidades. Feito isso, o caminho para alcançar seus objetivos na vida pessoal é mais tranquilo de ser trilhado. Em paralelo, adote hábitos saudáveis de vida.
Na vida profissional
Igualmente o que vimos acima, os questionamentos devem se voltar para sua carreira profissional e tudo o que diz respeito a ela. Seu conhecimento, suas expectativas, suas experiências. Como seguir carreira nessa profissão?
Se está em busca de promoção ou novas oportunidades na empresa? Como se aperfeiçoar na carreira escolhida? Suas metas são reais ou superestimadas? Estes, entre outros questionamentos, devem ser feitos para se atingir o autoconhecimento na vida profissional.
Mas não se esqueça que isso é um exercício contínuo e traz benefícios a longo prazo. Pratique mindfulness também no trabalho.
Dicas de livros de autoconhecimento
Compreender quem somos e onde queremos chegar pode não ser tão fácil assim. Além de exercícios diários, voltados para seu autoconhecimento, é preciso buscar mais ferramentas que auxiliam e aceleram esse processo.
Cursos e terapias ajudam nesse processo. Mas a leitura é uma das estratégias mais importantes e transformadoras. Muitos livros ajudam a direcionar nosso desenvolvimento interior por meio de autorreflexão.
Desta forma aprendemos a ter mais clareza ao traçar nossos objetivos. As respostas aos questionamentos chegam mais rápidas e certeiras. A seguir compartilhamos algumas sugestões para te ajudar nessa descoberta:
– Propósito: a coragem de ser quem somos – Nessa obra, Sri Prem Baba nos leva a refletir sobre os fundamentos da vida pessoal e coletiva. Qual a finalidade de nossa existência e qual a nossa missão de vida são perguntas que nos levam às descobertas inimagináveis.
– O milagre do amanhã: Livro de Hal Elrod propõe métodos simples e eficazes para se descobrir como a rotina matinal pode mudar diversos aspectos de sua vida. Na obra ele apresenta princípios de autoconhecimento que trarão reflexos positivos nos relacionamentos, na espiritualidade e até na felicidade.
– O poder do agora: Eckhart Tolle elaborou um verdadeiro manual para nos tornarmos conscientes de nossas emoções hoje. Para ele, o foco não deve estar no passado e sim no presente. O livro reúne diversos conceitos de cristianismo, budismo, hinduísmo, entre outras doutrinas e religiões.
– Ansiedade – como enfrentar o mal do século: Neste livro o psiquiatra e autor de várias obras, Augusto Cury fala sobre o bombardeio de informações que recebemos todos os dias. Isso gera um cansaço físico e emocional. Outros dois livros dele também tratam do tema: Ansiedade 2: Autocontrole – Como controlar o estresse e manter o equilíbrio e Ansiedade 3 – Ciúme.
– Ilumine sua vida: Saber quem somos é a prioridade para Diana Cooper. Estudiosa das leis da metafísica, a autora fala sobre o poder de cura do perdão, dos rompimentos de vínculos negativos e das transformações que as afirmações positivas geram em nossas vidas.
Dicas de vídeos e palestras sobre autoconhecimento
Vídeos e palestras também ajudam nesse processo de autoconhecimento. Por meio da internet temos um universo de possibilidades e opções gratuitas ou não.
São especialistas, professores e profissionais falando sobre o tema, trazendo exercícios práticos para te ajudar a se autoconhecer de forma eficaz. Confira algumas indicações:
– Autoconhecimento: cinco dicas para colocar em prática – Nesse vídeo Thiago Sievers traz dicas simples para serem praticadas em casa ou no trabalho.
https://www.youtube.com/watch?v=JM8pf2iP1v4
– Autodesenvolvimento: o que benefício e como desenvolver – Augusto Cury desvenda técnicas de autoconhecimento e os seus benefícios, como a felicidade.
https://www.youtube.com/watch?v=9OiWA0qawIo
– Autoconhecimento na prática: dicas para você fortalecer o autoconhecimento em sua vida! – Nesse trabalho, Adriana Cubas traz técnicas de autoconhecimento e desenvolvimento de inteligência emocional para fortalecer a sua individualidade
https://www.youtube.com/watch?v=mY3a-rByO9s
– Seis dicas para desenvolver seu autoconhecimento – Vídeo com Fred Elboni. Ele tras uma lista com dicas sobre como trabalhar juntos o seu autoconhecimento.
https://www.youtube.com/watch?v=oAlqaznclUk
– Autoconhecimento: o caminho para a evolução – Nessa palestra May Andrade fala sobre o passo a passo para que a pessoa possa expandir sua consciência e buscar o autoconhecimento. Por onde começar? Quais livros devo ler ou técnicas seguir? São alguns dos questionamentos que May responde.
https://www.youtube.com/watch?v=Ekvz4epXQRs
– Autoconhecimento: por onde começar? – Palestra do professor e psicólogo Álvarez Dantas desvenda o autoconhecimento como uma das competências para o século XXI. Seus aspectos, importância e por onde começar são explicados de forma simples e eficaz.
https://www.youtube.com/watch?v=ZIJYqVobHyg
Conclusão
Entender melhor suas reações diante de diversas situações da vida pode gerar conflitos e questionamentos infindáveis. Sem falar na má interpretação por parte de outras pessoas.
Por isso, é fundamental se conhecer muito bem para poder decifrar melhor certas palavras, gestos ou pensamentos.
E estas respostas estão no autoconhecimento, um método que nos permite refletir sobre nós mesmos, se aprofundando nas mais íntimas questões e dúvidas.
O resultado pode ser positivo para a vida pessoal e profissional, gerando grandes lições que levaremos para o resto da vida.
O exercício de se autoconhecer pode começar a qualquer momento e deve ser contínuo. Afinal, o aprendizado é constante e traz pontos positivos para as relações humanas dentro e fora de casa.
Autoconhecimento pode ser crucial para o sucesso profissional de uma pessoa, bem como na forma como ela se relaciona.
Pode evitar conflitos, deixando a vida mais leve, harmônica e equilibrada. Como vimos, livros, vídeos, cursos e palestras ajudam nesse processo.
Mas quem busca metodologias ainda mais eficientes, pode contar com ajuda de profissionais da área da Psicologia, disponibilizados pela Conexa Saúde.
Por meio de sua plataforma de telemedicina, a pessoa tem acesso fácil e rápido a consultas sem sair de casa ou do trabalho.
Ficou interessado? Acesse nosso blog e saiba como nossos profissionais podem te ajudar no caminho para o autoconhecimento.
Fonte: blog.conexasaude.com.br
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Postagens mais visitadas
Raio X panorâmico: entenda a importância do exame!
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Radiofrequência microagulhada antes e depois: conheça suas vantagens
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário