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Escuta ativa: Saiba o que é e como praticar no trabalho

A escuta ativa é uma das habilidades mais importantes que você pode ter. Aliás, o quão bem você escuta tem um grande impacto sobre o seu trabalho e sobre a qualidade de suas relações com os outros.

Por exemplo, nós escutamos para obter informações, escutamos para entender, para nos divertir e para aprender.

Entretanto, uma pesquisa sugere que só lembramos entre 25% e 50% do que ouvimos. Ou seja, quando você fala com seu chefe, colegas ou clientes por 10 minutos, eles prestam atenção em menos da metade da conversa.

Sob o mesmo ponto de vista, quando você está recebendo instruções ou feedbacks você também não está ouvindo a mensagem completa.

Você espera que as partes importantes sejam capturadas, mas e se não forem?

Claramente, ouvir é uma habilidade que todos nós podemos nos beneficiar.

Ao melhorar sua escuta ativa, você pode melhorar sua produtividade, bem como sua capacidade de influenciar, persuadir e negociar.

E mais, você evitará conflitos e mal-entendidos. Tudo isso é necessário para o sucesso no local de trabalho!

O que é escuta ativa?

A escuta ativa é um padrão de escuta que o mantém engajado com seu interlocutor de maneira positiva.

É o processo de ouvir atentamente enquanto outra pessoa fala, parafraseando e refletindo de volta o que é dito, e retendo o julgamento e o conselho.

Quando você pratica a escuta ativa, você faz com que a outra pessoa se sinta ouvida e valorizada.

É uma base sólida para qualquer conversa bem sucedida em qualquer ambiente, seja no trabalho, em casa, ou em situações sociais.

A escuta ativa é uma habilidade que pode ser adquirida e desenvolvida com a prática.

Entretanto, a escuta ativa pode ser difícil de ser dominada e, portanto, levará tempo e paciência para ser desenvolvida.

Qual a importância da escuta ativa?

Escuta ativa significa, como seu nome sugere, escutar ativamente. Ou seja, se concentrar totalmente no que está sendo dito em vez de apenas ouvir passivamente a mensagem do orador.

A escuta ativa envolve a escuta com todos os sentidos. Além de dar total atenção ao orador, é importante que o ouvinte ativo também seja visto para estar ouvindo – caso contrário, o orador pode concluir que o que está falando é desinteressante para o ouvinte.

O interesse pode ser transmitido ao orador usando mensagens verbais e não verbais, como manter contato visual, acenar com a cabeça e sorrir ou concordar dizendo “sim”.

Ao fornecer este feedback, a pessoa que fala se sentirá mais à vontade e, portanto, se comunicará mais facilmente, aberta e honestamente.

A escuta é o componente mais fundamental das habilidades de comunicação interpessoal.

Escutar não é algo que simplesmente acontece (isto é, ouvir), escutar é um processo ativo no qual uma decisão consciente é tomada para ouvir e compreender as mensagens do orador.

Os ouvintes devem permanecer neutros e sem julgar, isto significa tentar não tomar partido ou formar opiniões, especialmente no início da conversa. A escuta ativa também é uma questão de paciência – pausas e curtos períodos de silêncio devem ser aceitos.

Os ouvintes não devem ser tentados a entrar com perguntas ou comentários toda vez que houver alguns segundos de silêncio. A escuta ativa envolve dar à outra pessoa tempo para explorar seus pensamentos e sentimentos.

Quais são os benefícios da escuta ativa?

principios da escuta ativa

Ajuda a promover uma relação interpessoal

Em todos os tipos de relações, a escuta ativa ajuda a entender o ponto de vista de uma pessoa e a responder com empatia.

A escuta ativa no trabalho é particularmente importante se você estiver em uma posição de supervisão ou interagir frequentemente com os colegas.

Ela o ajuda a compreender os problemas e a colaborar para desenvolver soluções. Também demonstra sua paciência, um bem valioso em qualquer local de trabalho.

Gera confiança

A confiança é uma grande vantagem da escuta ativa. Em primeiro lugar, considere os comportamentos de sua equipe.

Eles estão se desvinculando do que você está dizendo em vez de prestar atenção em você? Eles estão cada vez mais ausentes do trabalho? Eles parecem relutantes em compartilhar informações com você?

Todos estes são sinais de que sua equipe pode não confiar em você. Estes comportamentos podem prejudicar o progresso, alimentando o ressentimento e diminuindo a produtividade.

Os membros de sua equipe podem não se sentir ouvidos quando falam com você, caso em que aprender a ouvir ativamente cria a oportunidade de restabelecer a confiança e formar relações de trabalho mais saudáveis com sua equipe.

Desenvolve a empatia

A escuta ativa ajuda os outros a se sentirem à vontade para compartilhar informações com você.

Quando você demonstrar sua capacidade de ouvir o que os outros têm a dizer, as pessoas estarão mais interessadas em se comunicar com você regularmente.

Saber que eles são ouvidos e que seu superior leva tempo para ouvir, compreender e valorizar suas opiniões favorece o nível de seu engajamento e envolvimento.

As pessoas não são máquinas, elas querem ser ouvidas, bem como querem se sentir úteis e importantes.

A fórmula daqui é muito simples – quando as pessoas são ouvidas e suas opiniões são levadas em consideração, elas se sentem úteis e importantes, logo se envolverão mais.

O maior envolvimento não apenas na execução da tarefa, mas também na tomada de decisões e na resolução de problemas. Simplesmente, quanto mais se escuta, mais elas se envolvem e se engajam.

Diminui conflitos organizacionais

Você pode ter certeza que há diversos conflitos em seu local de trabalho. As pessoas se entenderão mal ou terão pontos de vista diferentes.

A escuta ativa é crucial nestas circunstâncias porque, muitas vezes, só vemos as questões a partir de nossa própria perspectiva. Às vezes, ficamos tão profundamente presos em nossa própria posição que nem sequer pensamos sobre isso da perspectiva da outra pessoa.

A escuta ativa nos incentiva a ver as questões de diferentes pontos de vista, reconhecer os sentimentos das outras pessoas e, em geral, ajudá-los.

Por exemplo, pense em um momento em que você discordou de um colega, ou testemunhou um conflito entre dois colegas, no local de trabalho.

Você viu a questão do ponto de vista deles? Foi isto que criou o mal-entendido? A escuta ativa forma uma base para ouvir a mensagem da outra pessoa e avançar em direção a uma resolução.

Como resultado, também fomenta uma cultura de respeito no local de trabalho.

Estimula o trabalho em equipe

Quando as ideias dos funcionários são implementadas nas soluções finais, eles se sentirão parte da solução e estarão mais interessados em trabalhar em equipe.

Seu desempenho na realização das tarefas será muito maior, então em situações em que eles apenas executam o que lhes foi dito.

O envolvimento de mais pessoas na solução do problema e no processo de tomada de decisões melhora o processo em si e resultará em melhores decisões.

Ouvir mais opiniões eliminará pontos fracos, suposições e soluções unilaterais. Ele levará em consideração mais perspectivas, opiniões, pontos de vista e experiências.

Aumenta o sentimento de segurança

A escuta ativa implica em buscar esclarecimentos para garantir que você compreenda corretamente a mensagem do orador.

Isto cria a oportunidade de avaliar se existe um problema, ou se o que eles estão lhe dizendo é um sinal de que um problema pode vir à tona, e elaborar uma estratégia para abordar o problema.

É importante que você esteja se permitindo desenvolver todo um sentido do problema e avaliar todos os diferentes aspectos, com base nos detalhes que você ouve.

Isto pode ajudá-lo a descobrir um problema potencial e enfrentar um problema em sua própria raiz, em vez de meramente curar os sintomas e depois ver o problema reaparecer mais tarde.

Dispõe de informações relevantes

O foco da escuta ativa é manter que você esteja engajado na conversa, o que permite absorver detalhes mais específicos da interação.

Se você estiver recebendo instruções ou treinamento, você será capaz de se lembrar dos detalhes mais facilmente.

Como líder, é provável que você tenha que treinar outros e transmitir mensagens aos outros, por isso é importante lembrar dos detalhes porque os outros estarão agindo de acordo com suas palavras.

Se você perdeu parte da mensagem original, os destinatários de sua mensagem também só ouvirão partes da mensagem original. Isto pode levar a mal-entendidos e impactar a produtividade, a qualidade da execução das tarefas ou a dos próprios produtos.

Como praticar uma escuta ativa?

Se concentre no que está sendo falado

A maneira de melhorar suas habilidades de escuta ativa é fazer um esforço consciente para ouvir não apenas as palavras que outra pessoa está dizendo, mas, mais importante ainda, a mensagem completa que está sendo comunicada.

Para fazer isso, você deve prestar atenção à outra pessoa com muito cuidado.

Você não pode se deixar distrair por qualquer outra coisa que possa estar acontecendo ao seu redor, ou formando contra-argumentos enquanto a outra pessoa ainda estiver falando.

Você também não pode perder o foco no que a outra pessoa está dizendo.

Se você acha difícil se concentrar no que alguém está dizendo, tente repetir mentalmente suas palavras como elas as dizem. Isto reforçará sua mensagem e o ajudará a se manter concentrado.

Não faça outras coisas enquanto o interlocutor estiver falando

A escuta ativa envolve mais do que apenas ouvir alguém, você deve se concentrar totalmente no que está sendo dito. Escute com todos os seus sentidos e dê toda a atenção ao orador.

Por isso, guarde seu telefone, ignore as distrações, evite pensar em outras coisas e foque no diálogo atual.

Além disso, para mostrar à pessoa que você está realmente entregue, olhe para ela e esteja atento a comportamentos não verbais. Use uma linguagem corporal aberta e não ameaçadora.

Evite dobrar seus braços, sorria, incline-se e acene com a cabeça em momentos chave, bem como controle suas expressões faciais, evitando as que transmitem impressões negativas.

Fazer contato visual é especialmente importante. Em geral, procure mantê-lo durante 60% a 70% do tempo que você passa escutando.

Tenha empatia

Nesse sentido, para melhorar suas habilidades de escuta ativa, você precisa deixar a outra pessoa saber que você está escutando o que ela está dizendo.

Para entender a importância disso, pergunte-se se você já esteve envolvido em uma conversa quando se perguntou se a outra pessoa estava ouvindo o que você estava dizendo.

Você se pergunta se sua mensagem está sendo transmitida, ou se vale mesmo a pena continuar falando.

O reconhecimento pode ser algo tão simples como um aceno de cabeça. Você não está necessariamente concordando com a pessoa, você está simplesmente indicando que está ouvindo.

Usar a linguagem corporal e outros sinais para reconhecer que você está ouvindo também pode ajudá-lo a prestar atenção. Tente responder ao orador de uma maneira que o encoraje a continuar falando, para que você possa obter as informações de que precisa.

Enquanto acena com a cabeça você diz que você está interessado, uma pergunta ou comentário ocasional para recapitular o que foi dito também comunica que você está ouvindo e compreendendo sua mensagem.

Como praticar uma escuta ativa no trabalho?

escuta ativa psicologia

Um objetivo de ouvir ativamente é estabelecer um tom confortável que dê ao seu colega uma oportunidade de pensar e falar.

Preste atenção à sua linguagem corporal, bem como ao seu estado de espírito quando se envolver em escuta ativa. Concentre-se no momento, faça contato visual e tenha respeito com o ouvinte.

Além disso, a escuta ativa requer uma mente aberta. Como ouvinte e líder, esteja aberto a novas ideias, novas perspectivas e novas possibilidades ao praticar a escuta ativa.

Mesmo quando os bons ouvintes têm opiniões fortes, eles suspendem o julgamento, mantêm qualquer crítica e evitam interrupções.

Nesse sentido, não tenha vergonha de fazer perguntas sobre qualquer assunto ou quando tiver alguma dúvida. Escutar ativamente é primeiro entender a outra pessoa, depois ser entendido como o ouvinte.

À medida que você adquire uma compreensão mais clara da perspectiva da outra pessoa, você pode começar a introduzir suas próprias ideias, sentimentos e sugestões.

Você pode falar sobre uma experiência semelhante que você teve, ou compartilhar uma ideia que foi desencadeada por um comentário feito anteriormente na conversa.

Uma vez que a situação tenha sido conversada desta maneira, tanto você como seu colega têm uma boa visão de onde as coisas estão.

A partir deste ponto, a conversa pode se transformar em solução de problemas: O que ainda não foi tentado? O que não sabemos? Que novas abordagens poderiam ser tomadas?

Como criar conexões genuínas com a escuta ativa?

Por exemplo, você já vivenciou uma situação na qual você precisava conversar e percebeu  que a pessoa não estava prestando atenção? Qual foi a sensação?

Por outro lado, e quando alguém precisava falar com você e você não prestou atenção? Você ficou olhando o celular, ou ficou cortando o assunto. Como a pessoa reagiu a isso?

Para se tornar um comunicador eficaz, você precisa aprender a ouvir tanto quanto aprender a falar. Infelizmente, a maioria das pessoas se concentra mais na fala do que na escuta.

Seja em uma conversa individual ou em uma reunião em grupo, o foco no que os outros estão dizendo permite que você se apresente de forma mais eficaz. Quando você escuta corretamente, você também aprende mais.

A escuta desatenta gera retrabalho, desconfiança, falta de motivação e afastamento entre as pessoas. Dessa forma, a não atenção cria distrações e falta de foco, que impactam diretamente em nosso dia a dia, criando ruídos de comunicação.

Exemplos de escuta ativa no trabalho

Muitas vezes é mais fácil de aprender lendo exemplos. Aqui estão alguns exemplos de escuta ativa.

  • “Diga-me o que eu posso fazer para ajudar”.
  • “Sei o quão difícil pode ser uma reestruturação corporativa, como está a moral do pessoal neste momento?”.
  • “Então, você acha que precisamos construir nossos esforços de marketing nas mídias sociais?”.
  • “Eu entendo que você gostaria de ter um feedback mais frequente sobre seu desempenho”.
  • “Obrigado. Agradeço seu tempo em falar comigo”.
  • “Quanto tempo você espera que seu processo de contratação dure?”.
  • “Qual é sua taxa média de rotatividade de pessoal?”
  • “Você pode, por favor, me fornecer algum histórico sobre seu relacionamento com seu antigo fornecedor?”
  • “Eu também estava em conflito sobre o retorno ao trabalho após o nascimento de meu filho”.

Leia também: Feedback positivo: o que é, importância, como fazer e exemplos

Conclusão

escuta ativa pessoa no computador

Quando você tem uma conversa, você está ouvindo apenas para conversar, ou você está realmente ouvindo o que a outra pessoa tem a dizer? Ser um ouvinte ativo significa que você está realmente absorvendo o que a outra pessoa está dizendo.

A escuta ativa tem muitos benefícios, um deles é que faz com que o orador se sinta validado e compreendido, o que pode levar a uma conexão mais significativa do que se você apenas ouvir pela metade e esperar pela sua vez de falar.

A escuta ativa é uma habilidade que pode exigir trabalho, mas os resultados de melhores conversas e laços sociais mais fortes valem a pena.

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Fonte: blog.conexasaude.com.br



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