Pular para o conteúdo principal

Destaques

Para que serve nimesulida? Conheça o método de ação!

Você já sabe para que serve nimesulida? O medicamento apresenta ação analgésica, anti-inflamatória e antipirética, utilizada principalmente no tratamento de desconfortos como dor de garganta, dor de cabeça e dor de dente.  Em razão da grande facilidade de adquirir esse fármaco, os indivíduos acabam se automedicando antes de consultar um médico capacitado, o que é uma atitude completamente prejudicial, podendo acarretar em perigos e riscos à saúde.  Saiba aqui para que serve nimesulida, para quem é indicada, como funciona e prós e contras do medicamento: O que é nimesulida? A nimesulida pertence a uma classe de medicamentos intitulados de AINE (anti-inflamatório não esteroidal), apresentando uma ação analgésica, capaz de controlar dores leves, moderadas e agudas, uma ação anti-inflamatória, responsável por tratar inflamações, e uma ação antipirética, que cumpre o papel de controlar sintomas de febre.  O fármaco inibe uma enzima proveniente das substâncias inflamatóri...

Norma técnica orienta atuação do enfermeiro no planejamento reprodutivo

Resolução aprovada em janeiro traz mais segurança para profissionais e pacientes

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou, na última quinta-feira (10/2), a Resolução 690/2022, aprovando norma técnica sobre a atuação do enfermeiro no planejamento reprodutivo. O documento abrange diversos métodos contraceptivos, além de estabelecer parâmetros para a qualificação teórica e prática dos enfermeiros.

“Esta resolução traz mais segurança para os profissionais e pacientes, contribuindo para a ampliação do acesso à Saúde Sexual e Reprodutiva e para a redução da mortalidade materna”, comemora a conselheira federal Dannyelly Silva. No Brasil, a redução de óbitos maternos está relacionada à ampliação da rede pública de saúde, principalmente à do modelo da Estratégia de Saúde da Família.

A gravidez indesejada é uma epidemia silenciosa no Brasil, especialmente entre adolescentes, estando relacionado a abortamentos, mortes maternas e empobrecimento de mulheres e crianças. Contraceptivos de longa duração apresentam taxas de insucesso inferiores a 1%, enquanto métodos mais utilizados pelas brasileiras, como pílula e preservativos, têm taxa de insucesso de 8% a 12%.

“Com esta resolução, queremos trazer efetividade ao direito constitucional do acesso ao planejamento familiar e à saúde sexual e reprodutiva.  O Cofen vem trabalhando ativamente para fazer valer a prática do exercício legal da Enfermagem e para contribuir com a redução do aborto inseguro”, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos

Siga o Blog no Instagram com um simples clique: @blosaudecoletiva

Fonte: Cofen.

Fonte: www.blogsaudecoletiva.com.br/blog



Comentários

Postagens mais visitadas