Pular para o conteúdo principal

Destaques

Para que serve nimesulida? Conheça o método de ação!

Você já sabe para que serve nimesulida? O medicamento apresenta ação analgésica, anti-inflamatória e antipirética, utilizada principalmente no tratamento de desconfortos como dor de garganta, dor de cabeça e dor de dente.  Em razão da grande facilidade de adquirir esse fármaco, os indivíduos acabam se automedicando antes de consultar um médico capacitado, o que é uma atitude completamente prejudicial, podendo acarretar em perigos e riscos à saúde.  Saiba aqui para que serve nimesulida, para quem é indicada, como funciona e prós e contras do medicamento: O que é nimesulida? A nimesulida pertence a uma classe de medicamentos intitulados de AINE (anti-inflamatório não esteroidal), apresentando uma ação analgésica, capaz de controlar dores leves, moderadas e agudas, uma ação anti-inflamatória, responsável por tratar inflamações, e uma ação antipirética, que cumpre o papel de controlar sintomas de febre.  O fármaco inibe uma enzima proveniente das substâncias inflamatórias presentes n

Médico clínico geral e especialista: quando procurar cada um?

Muita gente tem dúvida na hora de encontrar o profissional mais indicado para o seu problema de saúde. Qualquer médico que tenha um CRM está perfeitamente habilitado a realizar consultas e atender a população, certo? Entretanto, o clínico geral, como o próprio nome sugere, tem um conhecimento mais generalista.

Dessa forma, para um atendimento médico aprofundado o ideal é consultar um especialista na área. Afinal, o corpo humano é bastante complexo. Por isso, durante a formação, cada profissional tem a oportunidade de se aprofundar mais em uma única especialidade. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Quais são as diferenças entre um médico clínico geral e um especialista?

Durante a faculdade, o estudante de Medicina percorre todas as áreas do corpo humano. Dessa forma, quando finalmente conquista o seu CRM, está apto a atender os pacientes enquanto clínico geral — ou seja, é considerado um generalista. Isso significa que ele ainda não tem uma especialização em nenhuma área, por mais que tenha mais aptidão para atender determinados perfis de pacientes.

Caso ele não deseje se aprofundar, poderá continuar atendendo em clínicas e ambulatórios. Contudo, se deseja ir além e se especializar em alguma área terá que fazer uma residência médica, que funciona como um tipo de pós-graduação e vai conferir ao médico o título de especialista.

Cardiologia, Oftalmologia, Ginecologia, Dermatologia, Obstetrícia e Neurologia são algumas das 55 opções de especializações disponíveis. A partir daí, o profissional ainda pode continuar se aprofundando e se tornar referência na área que escolher. Existe ainda um tipo de especialização conhecida como Clínica Médica. Nesse caso, ele vai continuar atendendo como um clínico geral, porém, terá um título de especialista na área.

Quando procurar um médico clínico geral?

clínico geral

Esse é o profissional perfeito para quem não sabe exatamente o que está causando os sintomas. Problemas como febre, dor no corpo e outras indisposições podem ser sintomas de muitos males. Nesse caso, o clínico é o profissional indicado para fazer os primeiros atendimentos e diagnosticar a enfermidade que acomete o paciente.

A partir daí o médico pode prescrever um tratamento para a moléstia ou indicar um especialista, se o caso tiver uma complexidade maior. É possível ainda que o clínico inicie o tratamento e posteriormente faça o encaminhamento a um profissional especializado, dependendo da evolução do quadro.

O clínico geral também é muito importante para a manutenção da saúde. Ele é o profissional mais indicado para fazer check-up, realizar uma avaliação antes de dar início à atividades esportivas e solicitar exames de rotina, por exemplo, assim como acompanhar casos de hipertensão, anemias e infecções.

Quando procurar um médico especialista?

Quando a origem do problema é mais evidente o ideal é buscar um médico especialista, ainda que você não tenha ideia da gravidade da situação. Assim, se você estiver com um problema de pele, por exemplo, o mais lógico é procurar um dermatologista.

Pode acontecer de o caso não ser da competência daquele profissional. Em alguns casos a acne, pode ter origem hormonal. Contudo, o dermatologista vai conseguir avaliar o caso com maior precisão e encaminhar você para o ginecologista ou endocrinologista, por exemplo.

Qual é a importância de consultar o profissional correto?

Escolher um médico para prestar acompanhamento é um passo muito importante. Afinal, quando o assunto é a sua saúde, o tempo é um ativo muito precioso. Diagnosticar o problema rapidamente e traçar o tratamento mais adequado pode fazer toda a diferença para o seu sucesso.

Passar por vários médicos pode contribuir para um atraso no diagnóstico e até mesmo o agravamento do quadro. Por outro lado, o especialista conseguirá detectar o problema muito mais rapidamente.

Quais são as principais especialidades médicas?

Se você está sentindo algum sintoma específico e não sabe muito bem qual especialidade é a mais indicada para você, ou tem curiosidade em saber mais sobre o assunto, veja a seguir algumas das mais conhecidas:

  • Cardiologia — especialidade relacionada à doenças do coração;
  • Ginecologia e Obstetrícia — relacionada à saúde da mulher, desde a infância até idades mais avançadas. Procura detectar doenças do sistema reprodutor, acompanhar a gestação e direcionar a paciente ao longo da menopausa;
  • Ortopedia — profissional responsável pela saúde dos ossos e articulações, ou seja, elementos do sistema locomotor;
  • Endocrinologia — cuida da parte hormonal;
  • Alergia e Imunologia — trata de problemas alérgicos e outras doenças relacionadas ao sistema imunológico;
  • Reumatologia — trata de doenças degenerativas;
  • Oncologia — especialidade ligada ao tratamento do câncer;
  • Pediatria — trata de males em crianças;
  • Psiquiatria — psiquiatras cuidam da saúde mental e também outros problemas relacionados a vícios com álcool e drogas;
  • Urologia — profissional que trata de doenças relacionadas ao sistema urinário;
  • Oftalmologia — cuida de problemas relacionados aos olhos e todas as estruturas relacionadas;
  • Neurologia — especialidade que cuida do sistema nervoso;
  • Geriatria — profissionais que tratam da saúde das pessoas idosas;
  • Dermatologia — especialidade relacionada ao tratamento de problemas de pele e outras estruturas. Ela ainda pode se ramificar em cabelos e unhas;
  • Cirurgia Plástica — especialidade cirúrgica ligada à estética. Assim, realiza procedimentos tanto reparadores quanto estéticos, assim como outros tratamentos menos invasivos;
  • Cirurgia Geral — especialização que habilita o médico a realizar cirurgias em todas as áreas.

A relação entre médico e paciente é baseada em confiança. Nesse caso, é muito bom ter um clínico geral a quem recorrer quando algo ruim acontece e ir buscando especialistas conforme a necessidade. Assim, pesquise uma clínica ou hospital de confiança e encontre boas referências. Não desanime se você não acertar de primeira, combinado?

Um profissional que é bom para alguém que você conhece pode não dar certo com você. O importante é descobrir alguém com quem você sinta segurança. Além disso, sempre que sentir alguma coisa fora do normal, não deixe de procurar um médico. Afinal, sua saúde precisa estar sempre em primeiro lugar.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as diferenças entre um clínico geral e os demais especialistas, ajude outras pessoas a cuidarem melhor da sua saúde. Compartilhe o post que acabou de ler nas suas redes sociais e contribua para que seus amigos consigam um diagnóstico preciso em pouco tempo!

O post Médico clínico geral e especialista: quando procurar cada um? apareceu primeiro em Blog da maior rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil..



Comentários

Postagens mais visitadas