Pular para o conteúdo principal

Destaques

Para que serve nimesulida? Conheça o método de ação!

Você já sabe para que serve nimesulida? O medicamento apresenta ação analgésica, anti-inflamatória e antipirética, utilizada principalmente no tratamento de desconfortos como dor de garganta, dor de cabeça e dor de dente.  Em razão da grande facilidade de adquirir esse fármaco, os indivíduos acabam se automedicando antes de consultar um médico capacitado, o que é uma atitude completamente prejudicial, podendo acarretar em perigos e riscos à saúde.  Saiba aqui para que serve nimesulida, para quem é indicada, como funciona e prós e contras do medicamento: O que é nimesulida? A nimesulida pertence a uma classe de medicamentos intitulados de AINE (anti-inflamatório não esteroidal), apresentando uma ação analgésica, capaz de controlar dores leves, moderadas e agudas, uma ação anti-inflamatória, responsável por tratar inflamações, e uma ação antipirética, que cumpre o papel de controlar sintomas de febre.  O fármaco inibe uma enzima proveniente das substâncias inflamatóri...

Dia da Mulher Indígena: mulheres profissionais da Enfermagem indígenas alinham saberes

Neste último domingo, dia 5 de setembro, foi celebrado o Dia Internacional da Mulher Indígena, evocando séculos de resistência coletiva destas mulheres contra a violência estrutural e pela garantia da sobrevivência. A escolha da data é uma homenagem a Bartolina Sisa, guerreira quéchua esquartejada durante a rebelião anticolonial de Túpaj Katari, no Alto Peru.

Integrar ciência com o conhecimento tradicional, respeitando os fatores externos que influenciam a transformação, bem como os fatores internos que mantém a tradição. Para a enfermeira Hamyla Trindade, indígena do povo Baré que habita o noroeste do Amazonas, trabalhar diretamente com os povos originários é uma oportunidade de enxergar mais claramente suas necessidades, agregando habilidades que assegurem uma assistência de qualidade centrada no pensamento coletivo e na defesa da vida, buscando também combater a disparidade de gênero.

A enfermeira, que integra a Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Intercultural do Cofen (CONENFSI), destaca que a existência indígena, por si só, já é desafiadora, mas quando se também é mulher, o desafio é ainda maior. “A luta é diária, porém não há temor que nos faça recuar. A mulher indígena vai além do gênero e incorpora a luta mundial do ser mulher”, enfatiza.

Siga o Blog no Instagram com um simples clique: @blosaudecoletiva

Fonte: Cofen.

Fonte: www.blogsaudecoletiva.com.br/blog

O post Dia da Mulher Indígena: mulheres profissionais da Enfermagem indígenas alinham saberes apareceu primeiro em GSV Labs.



Comentários

Postagens mais visitadas